Sinopse:Contém texto de Woody Allen e apresentação de Roberta Sudbrack - Chef de cozinha.  A necessidade de se alimentar é comum a todos os animais. No entanto, a humanidade fez dessa necessidade física uma prazerosa atividade social que atravessa muitos séculos. Não comemos apenas para saciar a fome: criamos diversas formas de preparar nossa comida e compartilhamos nossa refeição.  Na Antiguidade, filósofos como Platão utilizavam a comida como metáfora para ilustrar suas ideias. No século XVII,
Tinta Negra
Product ID: 3742
Product SKU: 3742
New In stock />
COMIDA & FILOSOFIA

COMIDA & FILOSOFIA

Marca: Tinta Negra Referência: 9788563876362

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sinopse:


Contém texto de Woody Allen e apresentação de Roberta Sudbrack - Chef de cozinha.

  A necessidade de se alimentar é comum a todos os animais. No entanto, a humanidade fez dessa necessidade física uma prazerosa atividade social que atravessa muitos séculos. Não comemos apenas para saciar a fome: criamos diversas formas de preparar nossa comida e compartilhamos nossa refeição.
  Na Antiguidade, filósofos como Platão utilizavam a comida como metáfora para ilustrar suas ideias. No século XVII, o paladar era um instrumento para explicar uma visão do funcionamento do gosto crítico, visão esta que foi condenada por Kant. Ainda no século XVIII, o paladar ganha uma seria reflexão graças a obra de Brillat Savarin, que não o trata apenas como metáfora ou sentido inferior. No entanto, esse assunto permanece pouco explorado até os dias de hoje.
  Comida e Filosofia ajuda a preencher essa lacuna. Para tratar de diferentes e inusitados assuntos, o livro reúne especialidades de diversas áreas, como críticos de gastronomia, chefs, filósofos e amantes da culinária e até o cineasta Woody Allen. Os temas dos capítulos induzem o papel do vegetarianismo na sociedade, o valor estético da comida, a culinária como Arte, os fetiches alimentares e o consumo de transgênicos. Assuntos polêmicos como pornogastronomia, anorexia nervosa e ética alimentar também não são deixados de lado.
  Esse livro chama a atenção para uma atividade essencial as nossas vidas que muitas vezes é negligenciada, o ato de comer bem, de pensar e de ter prazer sobre o que se come. Um convite ao leitar a refletir sobre o que realmente se passa em refeições como um almoço em família, um jantar a dois ou até mesmo numa ida ao fast-food mais próximo. 
  Batizada com o nome do fundador do epicurismo, a coleção Sabores e Prazeres de Epicuro é uma interseção entre a filosofia e atitudes tão comuns no cotidiano quanto fazer uma boa refeição, degustar uma taça de vinho ou tomar uma cerveja em um bar. A coleção apresenta o pensamento crítico de filósofos clássicos e contemporâneos, de profissionais de gastronomia, degustação e sommeliers, além de aspectos históricos, sociais, questões legais e experiências pessoais.
  
"O conjunto de significados e as conexões filosóficas oferecidas em Comida e Filosofia são um prato cheio para aqueles que, como eu, só pensam em comida"
ROBERTA SUBRACK


 


Temas:
Relacionamento, Alimentação; Pensamento Crítico; Costumes; Arte


Gênero:
Nacional; Filosofia; Sociologia.
 

Literatura:
Adulto
 

Organizadores:

Fritz Allhoff 
Dave Monroe

Tradutor:
Marina Herrmann

Páginas:
364

Acabamento:

Brochura


ISBN:
9788563876362

Ano de Edição:
2012


Idioma:
Português 


Produto Digital:
Não


Dimensões:
16 x 23


Organizadores:

Fritz Allhoff, Ph.D., é professor assistente de filosofia na Western Michigan University. Foi pesquisador do Instituto pela Ética da Associação Médica Americana, no Centro de Filosofia Aplicada e Ética Publica da Universidade Nacional Australiana e no centro de filosofia da Ciência da Ciência da Universidade de Pitsburgh. Apesar de gostar de cozinhar, falta a Fritz o talento culinário de Dave, mas sempre cabe a ele escolher vinhos.

Dave Monroe era chef, consultor de restaurante e fornecedor antes de seguir carreira na filosofia. É instrutor no instituto de Ética Aplicada do St. Petersburg College. Treinado como aprendiz, trabalhou, trabalhou com uma boa variedade gastronômica, incluindo a francesa, a italiana rustica e pan-asiatica, assim como em notáveis restaurantes e resorts dos Estados Unidos, como o Pink Door Ristorante e o Blowfish Asian Café, ambos em Seattle; e o Vintage Gourmet, em Pensacola, na Flórida. Apesarde Dave estar completamente envolvido com a filosofia, a gastronomia continua sendo uma de suas paixões
.
 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



    OS ESCRITORES

     

    Fritz Allhoff, PhD, é professor assistente de filosofia na Western Michigan University. Foi pesquisador do Instituto pela Ética da Associação Médica Americana, no Centro de Filosofia Aplicada e Ética Pública da Universidade Nacional Australiana e no Centro de Filosofia da Ciência da Universidade de Pittsburgh. Também é organizador de Vinho e filosofia. Apesar de gostar de cozinhar, falta a Fritz o talento culinário de Dave, mas sempre cabe a ele escolher os vinhos.

     

    Dave Monroe era chef, consultor de restaurante e fornecedor antes de seguir carreira na filosofia. É instrutor no Instituto de Ética Aplicada do St. Peterburg College. Treinado como aprendiz, trabalhou com uma boa variedade gastronômica, incluindo a francesa, a italiana rústica e a pan-asiática, assim como em notáveis restaurantes e resorts dos Estados Unidos, como o Pink Door Ristorante e o Blowfish Asian Café, ambos em Seattle, e o Vintage Gourmet, em Pensacola, na Flórida. Apesar de Dave estar completamente envolvido com a filosofia, a gastronomia continua sendo uma de suas paixões.

     

     

    Confira também