O GOSTO DO APFELSTRUDEL
Escrita Fina
Product ID: 3668
Product SKU: 3668
New In stock />
O GOSTO DO APFELSTRUDEL

O GOSTO DO APFELSTRUDEL

Marca: Escrita Fina Referência: 9788563248176

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Será que uma história que acontece na UTI de um hospital, em meio a fios e aparelhos, tendo a morte à espreita, pode ser, de alguma forma, alegre? Um livro cujo protagonista é um doente terminal, em coma induzido, pode ter um final feliz? Podem os pensamentos de um velho, aprisionado à sua última cama, cativar os jovens leitores a ponto de despertar neles uma ?alegria boa?? Não a alegria espalhafatosa que leva às gargalhadas, mas sim a alegria que nasce na tristeza, naquela tristeza que ?rearruma a alma toda, como um belo jarro de vidro polido que a vida nunca tivesse trincado?? 

Para ter essas respostas, só mesmo se deixando levar pelas mãos imóveis de H, protagonista de O gosto do apfelstrudel, mais recente livro do premiado escritor Gustavo Bernardo. No leito do hospital, cercado por sua família, o velho patriarca ouve o veredicto do médico: muito provavelmente, chegou a sua hora. O corpo fraco, a idade avançada, as doenças: não há mais o que fazer, só esperar. 

Mas ninguém desconfia que, durante essa espera, e apesar do coma, H escuta o que acontece ao seu redor. Tampouco que aquelas nuvens, que há tanto templo nublavam a sua memória, tenham súbito desaparecido. Sua mulher, seus filhos e seus netos com certeza também não sabem que, agora, H não é apenas o velho que está partindo. É também o menino que, décadas atrás, passeava pelo quintal de casa com medo da ?selva? do mundo exterior; o que ouvia as notícias da guerra pelo rádio, enquanto seu pai praguejava o misterioso Dummheit; o que achava que Leontina, a empregada mais nova, negra retinta, deveria se chamar ?Luzidia?. O garoto um tanto taciturno que passava as tardes a se refugiar nas aventuras de Tarzan nas florestas africanas.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



    O ESCRITOR

     

    Gustavo Bernardo nasceu no Rio de Janeiro, em 1955. Doutor em Literatura Comparada pela Uerj, é professor de Teoria da Literatura e desenvolve pesquisa sobre as relações entre a literatura e o ceticismo. Publicou mais de vinte títulos, entre os quais os juvenis Pedro Pedra e A alma do urso, os ensaio A dúvida de Flusser (que ganhou Menção Honrosa no Prêmio Jabuti 2003) e O livro da Metaficção os romances Lúcia e A filha do escritor (finalista do 7º Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2009 e do 6º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2009). Mantém um sítio de literatura e espanto chamado Dubito Ergo Sum (www.dubitoergosum.xpg.com.br).

     

     

     

     

    Confira também