Manjaléu
Escrita Fina
Product ID: 3987
Product SKU: 3987
New In stock />
Manjaléu

Manjaléu

Marca: Escrita Fina Referência: 9788559090109 Data de Lançamento: 17/10/2019

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Manjaléu e outros contos do folclore mundial

Escritora: Rosana Rios

Ilustradora: Lupe Vasconcelos

 

 

Um passeio por narrativas do folclore mundial

 

Manjaléu resgata histórias nada óbvias da cultura popular de diferentes países,

aproximando-as dos leitores infantis

 

Nunca viu um Manjaléu? Pois saiba que ele é popular em alguns pontos do Nordeste brasileiro. Monstro antropófago, mágico e gigante, é também imbatível, pois ninguém consegue achar sua vida ? sua vida real, não a de monstro ?, que está muito bem escondida. Só mesmo um rapaz esperto e obstinado, com a ajuda de uma princesa astuta, pode enfrentar o ogro, libertando as vítimas de seu feitiço maligno. ?Manjaléu? é um conto de fadas sem fada, e exemplo do rico folclore nacional. Não à toa, dá nome à surpreendente coletânea elaborada por Rosana Rios, que, durante anos, pesquisou histórias da cultura popular de diferentes partes do mundo e decidiu resgatar e recontar algumas delas.

É assim que Manjaléu ganha companhia de outros personagens fantásticos, como o menino que nasce de dentro de um belíssimo pêssego, na narrativa que circula há milhares de anos no Japão. A serpente que oferece três folhas milagrosas ao corajoso homem que vela a esposa morta, trancado em seu mausoléu, numa história alemã. A jovem rejeitada por seu pai, que vira mendiga, mas, num golpe de mágica, transforma-se para um baile e conquista o coração de um rapaz rico, com direito até a sapatinho perdido, numa versão israelense para a Cinderela que conhecemos por estas bandas.

As narrativas do folclore, afinal, revelam como mesmo partes tão distantes do mundo ? como China, Escócia e Brasil ? estão irmanadas, e como a arte de contar histórias, seja ao redor do fogão à lenha, seja à beira da enseada, sob o céu estrelado, nos aproxima a todos. Como as vozes anônimas que inventam e reinventam esses contos, mantendo uma tradição milenar, ressoam o que todos temos em comum: os medos e coragens, amores e ciúmes, sorte e azar ao ritmo do acaso, fantasia e ímpeto de fabulação. Nossa complexa humanidade, afinal.

Assim, Manjaléu e outros contos do folclore mundial mostra como uma história chinesa, que envolve uma pessoa boa vivendo entre malvados e culmina num dilúvio, tem traços semelhantes à lenda narrada pelos tupis brasileiros, séculos atrás. Ao mesmo tempo, traça um passeio pela tradição do folclore, repleto de curiosidades e de detalhes interessantes. Pois, ao fim de cada conto, a autora comenta sobre a origem e as peculiaridades daquela narrativa, evocando fatos como a presença marcante de mermen e mermaids (homens e donzelas do mar, as que chamamos de sereias) no folclore escocês, ou o ritual da Rakugo, tradição milenar japonesa de contar histórias. Tudo isso ao sabor de uma escrita envolvente e rara, que seduz a atenção do leitor ? ou do ouvinte ? com seu fantástico burburinho de sensações, reviravoltas, surpresas.

 

 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



    Confira também