Sinopse:Sabia que, todos os anos, cavaleiros mouros e cristão travam batalhas lá em Corumbá de Goiás, no interior do Brasil? Num espetáculo a céu aberto, reis e cavaleiros colorem de azul e vermelho uma tradição popular que veio lá da Europa e encontrou acolhida no nosso folclore.A tradição folclórica das Cavalhadas foi trazida pelos portugueses há muito tempo, quando o Brasil ainda era uma colônia.Na Europa medieval, havia um rei chamado Carlos Magno, que durante a sua regência travou batalhas
Escrita Fina
Product ID: 3682
Product SKU: 3682
New In stock />
CORDEL DAS CAVALHADAS

CORDEL DAS CAVALHADAS

Marca: Escrita Fina Referência: 9788563877673

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sinopse:


Sabia que, todos os anos, cavaleiros mouros e cristão travam batalhas lá em Corumbá de Goiás, no interior do Brasil? 
Num espetáculo a céu aberto, reis e cavaleiros colorem de azul e vermelho uma tradição popular que veio lá da Europa e encontrou acolhida no nosso folclore.

A tradição folclórica das Cavalhadas foi trazida pelos portugueses há muito tempo, quando o Brasil ainda era uma colônia.
Na Europa medieval, havia um rei chamado Carlos Magno, que durante a sua regência travou batalhas com os mouros para impedir que eles dominassem o seu império cristão. Uma dessas batalhas foi tão marcante, que entrou para o folclore português na forma tanto de uma bela canção, sempre cantada pelos trovadores, quanto de encenações em celebrações, chamadas de cavalhadas. A lembrança dessa luta foi levada ao Brasil colonial, e a encenação dessa luta cavaleiresca virou tradição em algumas cidades daqui também.
Neste livro, Sandra Lopes apresenta as Cavalhadas da cidade de Corumbá de Goiás, uma festança de três dias em que o rei cristão Carlos Magno enfrente, com seus doze pares, o rei mouro e seus soldados. Os cristãos vão trajados de azul e prata e os mouros de vermelho e ouro, todos portando suas lanças e espadas. Mas não tem só luta, não: tem muita música, jogos e nos intervalos os cavaleiros mascarados fazem a algazarra no meio do povo. E, ao fim dessa batalha secular, em que religiões se digladiam, as armas acabam se transformando em flores.  


Logo ao abrir as páginas de Cordel das Cavalhadas tem-se a impressão de se ter começado a assistir a um filme folclórico. Causa impacto a visão das vibrantes ilustrações que, em hábil encadeamento, impregnam com dinamismo cinematográfico os deliciosos versos do texto.

Trata-se de uma obra de resgate e perpetuação de nossa cultura e da história nacional, elaborada com sensibilidade e bom gosto. Além de constituir precioso material literário, e até acadêmico, pode-se dizer, Cordel das Cavalhadas é também uma experiência de dimensão sensorial, que encanta tanto aos olhos quanto aos ouvidos dos leitores, dado o ritmo musical de sua narrativa.

Ilustrado por 
Luciana Grether Carvalho que é ilustradora e professora de Artes & Designer na PUC-RIO e em escolas particulares do Rio de Janeiro. As ilustrações deste livro seguiram a mesma técnica da primeira parceria com Sandra Lopes, no Cordel da Candelária, também pela Escrita Fina Edições. As figuras foram recortadas em papel e depois digitalizadas. Dessa vez, o azul, o prateado, o vermelho e o dourado me fizeram companhia aparecendo nos bordados, nos detalhes, nos cuidados dos ornamentos preparados pelos integrantes dessa festa. Agradecendo em especial a Sandra Lopes pelas fotografias que fez e compartilhou, o que proporcionou a viagem, através do seu olhar, aos recantos, ruas, flores, praça, família e batalha nos campos de Corumbá. As cenas foram elaboradas para contar a história da vida que se mantém nessa tradição narrada aqui em cordel. 



 

Temas:
Arte, Folclore, Cultura, História, Religião, Tradicionalismo.
 

Gênero:
Nacional; Literatura; Arte
 

Literatura:
Infanto-Juvenil
 

Autor: 
Sandra Lopes

Ilustradores:
Luciana Grether Carvalho

 

Páginas:
32

Acabamento:

Brochura


ISBN:
9788563877673

Ano de Edição:
2012


Idioma:
Português
 

Produto Digital:
Não


Dimensões:

17 x 24 

Autor:

Sandra Lopes é carioca e professora de sala de leitura do município do Rio de Janeiro. Vive em uma ciranda colorida: com os pés na infância, os olhos na palavra e a poesia no coração. Este é o seu oitavo livro. Ter dois deles selecionados pela FNLIJ para a Feira de Bolonha 2011 e 2012 é uma grande alegria! Gosta de rimar vida com poesia, e esta paixão por versos a levou escrever dois livros em cordel. O primeiro conta a história da construção da igreja da candelária, no centro histórico do Rj, e se chama Cordel da Candelária.
O segundo é o Cordel das Cavalhadas. Nele, você vai fazer uma viajem de volta de volta ao passado, cavalgar entre reis e cavaleiros e ver como se maneja uma espada.
Boa Cavalgada! 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



    A AUTORA:

     

    Sandra Lopes é carioca, professora de Sala de Leitura no município do Rio de Janeiro, poeta e escritora com oito livros publicados, dois deles selecionados pela FNLIJ para a Feira de Bolonha, em 2011 e 2012.

     

    A ILUSTRADORA:

     

    Luciana Grether Carvalho é carioca, Mestre em Artes & Design com Bacharelado em Desenho Industrial/CV PUC-RJ e Licenciatura em Artes na UniBennett. Ilustradora com vasta experiência, é professora de Artes e Design na PUC-Rio.

     

    Confira também